iOS 5.5.8: muitos melhoramentos

Após atualizações focadas no suporte do novo sistema iOS 9 lançado em Setembro, as semanas entre Setembro e Outubro foram de versões contendo muitos melhoramentos de usabilidade, velocidade e correções. Assim, o uso do dia-a-dia fica ainda mais robusto e rápido.

Abaixo estão alguns exemplos da grande série de melhoramentos disponibilizada na atualização 5.5.8 disponível na App Storebrandeds, os aplicativos que usam nosso framework.

 

As grades abertas agora contam com um stepper do iOS para quantidades, além de multiplicadores ou caixas, tornando mais fácil a edição de cada quantidade relacionada às numerações. Usando atalhos do teclado como o Seguinte, é possível digitar a grade sem precisar digitar nenhum número. Usando um teclado físico, o Tab ou Enter alternam os campos e + alteram os valores.

O funcionamento é através da barra de acessórios do teclado, ficando visível acima do teclado virtual ou na parte inferior da tela quando usado com um teclado físico. O comportamento se adapta dependendo da orientação do aparelho e redimensionamentos (iOS 9).

Exemplo Stepper

 

Agora é possível arrastar para editar, como outros aplicativos da plataforma. Além do tradicional arrastar para apagar um item do pedido, é possível Editar o pedido levando direto aos campos do item no pedido, facilitando muito o acesso à edição.

Exemplo Arrastar para Editar

 

Na mesma listagem de itens do pedido, é possível agora selecionar Todos durante a seleção dos itens do processo de Editar, tornando mais simples a operação em massa em todos os itens. Caso seja preciso selecionar “quase todos”, é possível selecionar todos e posteriormente desmarcar algum seletivamente.

Exemplo Selecionar Todos

 

Relacionado aos itens do pedido, agora as informações estão muito mais organizadas, consistentes em estilo, fonte e comportamento.

Quase todos os campos estão com stepper, atalhos, e ganharão ainda novos melhoramentos, como o campo Desconto que ainda não conta com o stepper -/+ e novos atalhos nativos de teclado, tornando super ágil a utilização com teclado, tanto virtual quanto físico.

Exemplo Consistência Item

 

Por último, entre os diversos pontos não visíveis de correções e melhoramentos internos, uma coisa muito importante foi ativada: a quantidade de dados utilizada para sincronização diferencial, aquela que atualiza dados online para uso offline, foi reduzida em até 10X (dez vezes!) com novos mecanismos de compressão.

Em um dos casos monitorados, onde antes eram usados 13,6 MB para sincronizar, foi preciso 1,1 MB. Além de ser 10 vezes mais rápido, isso traz grandes reduções de custos de planos de dados como 3G e 4G, além de facilitar o uso em locais com pouca cobertura de Internet móvel.

Exemplo Download

 

Agora nosso foco do aplicativo iOS será no iPad Pro (Novembro), novos melhoramentos no suporte de multitarefas e teclados físicos, além dos tradicionais melhoramentos internos e correções.