Suporte Android 4+ e eventos Maio/Junho

Em 27/02 avisamos sobre o fim do suporte ao iOS 5, mantendo compatibilidade mas suportando novas versões em iOS 8 ou superior. A transição foi positiva: otimizações para aparelhos novos (como iPad Air), novos recursos tal como comunicação entre apps do iOS 8, e uso de novas ferramentas, e um aumento muito significativo de estabilidade e velocidade de novas versões (uma nova versão com melhoramentos, recursos e correções a cada 2 meses).
Agora, Android: a partir de 2015/2 não suportaremos mais versões inferiores a 4.0, que foi lançado em 2011. Ao longo dos últimos anos todos os aparelhos suportam ou são vendidos de fábrica com o Android 4 (ICS). Aparelhos com sistema anterior continuarão funcionando mas com versões sem atualização.

Assim como ocorreu com iOS, o suporte a sistemas Androids “modernos” (de 2012 em diante) nos tira uma grande carga de compatibilidade, otimiza para novos aparelhos, e melhora a estabilidade e velocidade tanto do app quando de versões, simplificando a programação e reduzindo testes/homologação.

Nenhuma ação precisa ser feita
, a transição é automática só com aparelhos muito antigos/desatualizados não mais recebendo atualizações e os demais atualizando a versão como sempre, normalmente.

Aproveitando para algumas notícias:

Ainda em Abril/Maio a Microsoft anunciou, em sua conferência BUILD, que o Windows 10 (2015) seria oferecido com mecanismos de “transição” para aplicativos nativos iOS e Android. Ainda em beta, a estratégia é oferecer um mecanismo de transição de apps iOS ou simplesmente rodar aplicativos Android no Windows 10 com uma camada de compatibilidade, usando novos serviços da plataforma.

Já estamos estudando a melhor estratégia de termos versão Windows (desktop e mobile) ou como uma adaptação do iOS (usando novas ferramentas da Microsoft), ou rodando a versão Android adaptada, ou ambas opções.
Agora nos dias 28 e 29 de Maio ocorre a Google I/O 2015, conferência anual do Google para anúncio de novos produtos/serviços e mecanismos de programação, onde deve ser anunciada também nova versão do Android (L). Este é o momento ideal para essa transição de Android 4 ou superior, já aproveitando uma nova onda de ferramentas e serviços Google.
Por fim, em entre 8 e 12 de Junho temos a WWDC 2015. Essa é a conferência anual onde a Apple apresenta novos sistemas iOS/OSX e novas ferramentas e serviços. Seguindo o ritmo anual, este ano deve ser anunciado o iOS 9, e logo depois os novos aparelhos iOS (iPad e iPhone), suportando o novo sistema.
Os meses de Maio e Junho são os mais importantes do ano para o mercado de mobilidade, onde a Microsoft, Google e Apple apresentam seus novos sistemas, ferramentas e serviços. Estaremos atentos para instalar e adaptar imediamente nossos aplicativos para novos aparelhos e serviços oferecidos :-)